Política de Privacidade

Âmbito geral

A presente política de privacidade refere-se à informação recolhida e tratada pela Rianet, Lda no âmbito do exercício das suas atividades comerciais. A presente política abrange o site da Rianet (www.rianet.pt) bem como todos os processos e procedimentos que façam menção à mesma. A nossa Política de Privacidade explica que informação recolhemos e por que motivo o fazemos, qual a utilização que fazemos dessa informação, bem como opções disponibilizadas no que respeita aos dados pessoais, nomeadamente de acesso, atualização, eliminação e limitação do tratamento dos dados. A Rianet reserva-se o direito de atualizar ou modificar a sua política de privacidade sempre que tal se verifique necessário para cumprir as obrigações legais e para garantir e respeitar a privacidade dos nossos clientes no que aos seus dados pessoais diz respeito.

Consentimento

O consentimento dos nossos clientes finais é dado através do preenchimento da ficha de abertura de cliente disponibilizada aos mesmos aquando da recolha dos dados. No que respeita aos dados pessoais a que a Rianet tem acesso na execução das assistências técnicas solicitadas pelos clientes empresariais, a garantia do consentimento é da responsabilidade da respetiva empresa tendo a Rianet obrigações de confidencialidade e adoção de medidas de segurança razoáveis à proteção dos dados de acordo com os contratos de prestação de serviços mantidos com os referidos clientes. O consentimento para a recolha de dados pessoais dos nossos colaboradores é garantido aquando da assinatura do contrato de trabalho através da existência de uma cláusula destinada a esse fim.

Que dados são recolhidos?

A Rianet recolhe dados sobre os seus clientes, podendo estes ser consumidores finais ou empresas. Os dados recolhidos variam em função do produto e/ou serviço disponibilizado pela Rianet. Caso se trate de uma venda pontual de Hardware ou software, sem necessidade de suporte, a Rianet apenas recolhe os dados necessários à faturação, bem como nome e contacto telefónico. Caso a relação com o cliente seja mais vinculativa, nomeadamente pelo estabelecimento de um contrato de manutenção e suporte, a Rianet recolhe informação necessária para faturação, contacto com o cliente e redação do respetivo contrato de prestação de serviços, podendo no âmbito da realização de assistência técnica ter acesso aos dados dos colaboradores e clientes das empresas às quais prestamos os referidos serviços. Adicionalmente a Rianet recolhe informação dos seus colaboradores no âmbito do estabelecimento de contrato de trabalho e consequentemente registo de assiduidade, contacto e processamento de salários. Para tal, a Rianet recolhe dos seus colaboradores os seguintes dados: nome, morada, número de contribuinte, email, número de Segurança Social, e contacto.

Para que fins recolhe a Rianet dados pessoais dos seus clientes?

Os dados recolhidos pela Rianet destinam-se ao processamento de encomendas, faturação e comunicação com o cliente, bem como para prestação da assistência técnica solicitada por este. A Rianet poderá utilizar os dados para envio de correio não solicitado relacionado com produtos ou ofertas comerciais que possam ser do interesse do cliente, exclusivamente nos casos em que tenha obtido o consentimento expresso do cliente para essa finalidade. A Rianet mantem os dados pessoais recolhidos pelo período estritamente necessário à execução da finalidade para a qual os respetivos dados pessoais foram recolhidos, sendo que a duração varia em função dos diferentes vínculos comerciais estabelecidos. • Dados de Consumidores finais (Venda de produto ou serviço): Caso o titular dos dados não dê o seu consentimento para a utilização dos seus dados para envio de correio não solicitado relacionado com produtos ou ofertas comerciais que possam ser do seu interesse, os dados serão mantidos apenas até a entrega do equipamento e/ou conclusão da assistência técnica solicitada. Nos casos em que o cliente autorize utilização dos seus dados para envio de correio não solicitado relacionado com produtos ou ofertas comerciais que possam ser do seu interesse, os dados serão mantidos enquanto o cliente em causa não solicitar a sua eliminação. • Os dados pessoais a que Rianet tem acesso no âmbito do apoio técnico prestado aos seus clientes, e por estes solicitado, só são mantidos no decorrer da resolução da situação que levou ao pedido de assistência técnica, sendo os mesmos apagados após o fecho do respetivo processo. • Dados dos Colaboradores da Rianet: Os dados pessoais dos colaboradores são mantidos enquanto durar o vínculo laboral, mantendo se, posteriormente, durante 10 anos, período após o qual os dados são definitivamente eliminados.

Quem tem acesso aos dados pessoais que recolhemos?

A Rianet não partilha com outras entidades os dados que recolhe, salvo com seus parceiros de negócio, exclusivamente para apoio técnico na resolução de pedidos de assistência técnica solicitados pelos nossos clientes, sendo essa partilha precedida de pedido de autorização ao respetivo responsável pelo tratamento dos dados em causa. A Rianet adotará as precauções necessárias e razoáveis para garantir a segurança e confidencialidades dos dados quando os mesmos são disponibilizados às entidades parceiras com as quais colabora. A Rianet adotará as precauções necessárias e razoáveis de forma a garantir que os seus colaboradores com acesso a dados pessoais recebam formação adequada ao seu correto processamento, com respeito pela presente política e pelas obrigações legais de proteção de dados.

Onde são guardados os dados recolhidos pela Rianet?

A Rianet guarda os dados dos seus clientes nos seus servidores localizados em Portugal e em Data Centers da Microsoft. Estes servidores são protegidos e mantidos de acordo com standards elevados de segurança, por forma a respeitar as leis de privacidade em cumprimento com a legislação em vigor.

Os dados recolhidos estão seguros com a Rianet?

A Rianet tomou as medidas técnicas e organizacionais necessárias para proteger, de forma adequada, os seus dados relativamente a processamento e acesso não autorizado. Desenvolvemos todos os esforços razoáveis adequados para evitar a utilização não autorizada ou ilegal dos dados pessoais recolhidos, bem como a sua perda, destruição ou danificação. A Rianet protege a segurança dos dados pessoais recolhidos adotando as seguintes medidas: • Limitação do acesso aos dados pessoais (por exemplo, para os fins acima descritos, o acesso aos dados pessoais dos clientes é restrito aos colaboradores mediante autenticação e níveis de permissões) • O acesso aos computadores e à rede interna é restrito aos colaboradores, com medidas razoáveis de elevada segurança, com proteção e monitorização constante de potenciais ameaças, e sistemas operativos permanentemente atualizados. • Copias de segurança dos dados através de sistemas de Backup com encriptação forte, em meios internos redundantes, tolerantes a falhas, em rede isolada e acessos autenticados restritos.

Quais os direitos do Titular dos Dados Pessoais no que respeita aos dados recolhidos pela Rianet?

De acordo com o Regulamento Geral de Dados Pessoais, o Titular dos Dados tem direito a ter conhecimento da finalidade do tratamento dos seus dados, podendo também requerer que os referidos dados sejam consultados, retificados, eliminados ou solicitar que seja limitado o seu tratamento. Para exercício dos seus direitos relativamente aos respetivos dados pessoais, o titular dos mesmos pode efetuar o seu pedido por escrito através dos meios abaixo identificados, sendo que a Rianet dará resposta até ao máximo de 30 dias após a receção do pedido em causa:

rgpd@rianet.pt ou Rianet, Lda | Rua Direita de Aradas, nº 186 | 3810-002 Aveiro